Como é feita a reconstrução Mamária?
Sempre que realizar uma mastectomia total, deve-se procurar fazer a reconstrução mamária. Ela pode ser feita em um ou dois estágios. Um estágio quando se procede a reconstrução imediata da mama e simetrização com a mama profilática contralateral no momento inicial do tratamento. Em dois estágios quando se procede a cirurgia unilateral, reconstrução provisória com expansor, a reconstrução definitiva em um segundo momento, associado a mastectomia profilática contralateral. Esta segunda opção está indicada nos tumores mais avançados, que serão submetidas a quimioterapia e radioterapia. A reconstrução ficará para 6 meses, depois do término, da radioterapia.
Os resultados estéticos são bastante satisfatórios e as mulheres, que se submetem à reconstrução, sentem-se muito melhor do que as que não a fazem, com evidentes vantagens na preservação de sua autoestima e autoimagem.
Existem várias técnicas para a reconstrução e a escolha é sempre individualizada. São levados em conta aspectos como:
Tamanho das mamas.
Quantidade de pele retirada.
Quantidade de tecido adiposo abdominal.
Presença de cicatrizes prévias.
Necessidade de radioterapia
Preferência do paciente.
Quais as técnicas de reconstrução?
Podem ser usados retalhos com músculos e pele de outra região, como do abdome (músculo reto do abdome) ou do dorso (músculo latíssimo do dorso), e implantes de próteses expansores, implantes de silicone ou, ainda, próteses expansores com silicone.
Centro Médico Sorocaba
Botafogo
Rua Sorocaba, 464 - sala 202
Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093
Segunda, quarta e sexta-feira
Barra da Tijuca
Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253
Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863
Terça e quinta-feira
