Qual a cirurgia mais indicada após a quimioterapia neoadjuvante?
Todos os pacientes devem ser submetidos a cirurgia após terapia sistêmica neoadjuvante, mesmo que tenham uma resposta clínica e / ou radiológica completa. As pacientes que apresentam progressão durante a terapia sistêmica neoadjuvante, podem mudar o esquema de quimioterapia, ou prosseguir com a cirurgia.
A escolha entre conservação da mama e mastectomia, após tratamento neoadjuvante, depende da resposta ao tratamento e das características do paciente (por exemplo, tamanho da mama em relação ao tamanho residual do tumor). Critérios semelhantes usados no tratamento do câncer de mama em estágio inicial são aplicados. No entanto, pacientes que apresentam uma lesão mamária grande (ou seja, T4) devem ser submetidas a uma mastectomia, após tratamento neoadjuvante, mesmo com resposta completa.
Como abordar os linfonodos axilares após a quimioterapia neoadjuvante?
Quando há resposta clínica completa, pode-se empregar a técnica do linfonodo sentinela. Nos casos de linfonodos axilares iniciais comprometidos clinicamente, recomenda-se a punção biópsia e colocação de clipe metálico, para facilitar a identificação futura.
O risco de metástases nos linfonodos axilares está relacionado ao tamanho e localização do tumor, grau histológico e presença de invasão linfática no tumor primário.
Qual a terapia adjuvante após a cirurgia do tumor localmente avançado?
Pacientes que não receberam terapia sistêmica neoadjuvante devem receber tratamento adjuvante. O uso de quimioterapia, terapia biológica e / ou terapia endócrina é guiado pelos mesmos princípios usados para determinar o tratamento para o câncer de mama em estágio inicial.
Para pacientes que receberam o curso completo da quimioterapia neoadjuvante é muito importante a avaliação da resposta patológica. Caso a resposta seja incompleta (doença residual), recomenda-se uma quimioterapia adjuvante complementar. Nos casos de resposta patológica completa, não há indicação de quimioterapia adjuvante.
Pacientes com câncer de mama positivo para receptores hormonais devem receber terapia endócrina para reduzir o risco de recorrência do câncer de mama
Centro Médico Sorocaba
Botafogo
Rua Sorocaba, 464 - sala 202
Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093
Segunda, quarta e sexta-feira
Barra da Tijuca
Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253
Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863
Terça e quinta-feira
