1-Retalho músculo cutâneo.
A partir de sua descrição no começo da década de 80, o retalho músculo cutâneo transverso do reto abdominal (TRAM) tornou-se uma importante técnica na reconstrução mamária, tanto imediata, quanto tardia.
As técnicas de reconstrução mamária evoluíram, paralelamente, às condutas cirúrgicas oncológicas no tratamento do câncer de mama. Na década de 80, as mastectomias radicais tornaram o TRAM a técnica “padrão ouro” para reconstruções. Atualmente, fatores como diagnóstico precoce e quimioterapia neoadjuvante com novas drogas, permitem que as técnicas de mastectomia sejam mais conservadoras. A frequente preservação da cobertura cutânea e dos músculos peitorais transformou o TRAM numa segunda opção.
O excesso dermogorduroso do abdome inferior pode ser transferido para o tórax pediculado nos vasos que se originam na artéria e veia epigástrica superior profunda (TRAM mono ou bipediculado), epigástrica inferior profunda (TRAM livre ou retalho perfurante) ou artéria epigástrica inferior superficial. (SIEA flap)
Reconstrução com retalho do músculo reto do abdome
A reconstrução mamária com o TRAM é uma cirurgia de grande porte e que pode prolongar o tempo de internação. Por esta razão, muitas pacientes optam por técnicas mais simples, como a utilização de implantes e expansores
Nas situações em que há a necessidade de rotação de retalhos associado à inclusão de um implante, o músculo latíssimo do dorso é uma grande opção graças a sua anatomia.
O latíssimo do dorso é um músculo largo, delgado e superficial, localizado na região torácica posterior. Possui a forma triangular e tem como limite inferior a crista ilíaca, limite superior a ponta da escápula, e limite medial a fáscia toracolombar. A borda lateral é livre e forma o limite posterior da região axilar.
O segmento cutâneo pode ser demarcado em várias direções como demonstrado no desenho abaixo. A cicatriz melhor posicionada é a situada no prolongamento posterior do sulco inflamatório, pois na região as roupas poderão cobri-la.
Reconstrução com retalho do músculo latíssimo do dorso
Centro Médico Sorocaba
Botafogo
Rua Sorocaba, 464 - sala 202
Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093
Segunda, quarta e sexta-feira
Barra da Tijuca
Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253
Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863
Terça e quinta-feira