O que a cirurgia conservadora da mama?
A técnica de cirurgia conservadora revolucionou a história da mastologia. O principal objetivo, além do controle oncológico adequado, é a manutenção da estética corporal. Cirurgia conservadora da mama é retirada completa do tumor maligno, com margens cirúrgicas livres (sem doença residual) e dissecção do linfonodo axilar sentinela. Atualmente utilizam-se técnicas de oncoplastia para promover melhor resultado estético.
Recomenda-se colocar clipes metálicos, nas margens cirúrgicas, para orientar a futura radioterapia, assim como permitir um adequado seguimento radiológico
Cirurgia conservadora da mama
Incisões de oncoplastia de acordo com a localização do tumor
Algumas vezes é necessária a correção da mama contralateral, para promover uma boa simetrização. Pode-se utilizar a técnica de lipofilling ou enxerto de gordura para corrigir eventuais assimetrias.
Sempre que é feita cirurgia conservadora da mama, associa-se a radioterapia do campo mamário no pós-operatório. Estudos científicos demonstraram uma sobrevida global, e livre de doença, equivalente entre a mastectomia e a cirurgia conservadora de mama.
Há situações, que mesmo em casos iniciais, está indicada a mastectomia (retirada completa da mama), como:
● doença multicêntrica;
● tamanho do tumor em relação à mama pequena;
● Presença de calcificações difusas de aparência maligna;
● História prévia de radioterapia no tórax (por exemplo, radiação do manto para a doença de Hodgkin);
● Margens persistentemente positivas, apesar das tentativas de re-excisões.
Para pacientes que desejam cirurgia conservadora, mas que não são candidatos no momento da apresentação, uma abordagem alternativa é o uso de terapia neoadjuvante, que pode permitir a redução, ou mesmo desaparecimento do tumor, possibilitando a preservação da mama, sem comprometer os resultados de sobrevida.
O que é linfonodo sentinela?
É o primeiro linfonodo de drenagem da axila. Em tumores iniciais faz-se a análise do linfonodo mais próximo do tumor, denominado linfonodo sentinela. Caso ele esteja livre da doença, provavelmente os outros gânglios axilares também estarão.
No pré-operatório injeta-se um corante e/ou uma substância radioativa, que permitirá a localização deste primeiro linfonodo de drenagem da mama. Este gânglio é examinado pelo patologista e, caso esteja livre de neoplasia, dispensa-se a dissecação dos outros gânglios axilares
Pacientes com um ou dois linfonodos sentinela comprometidos não precisam de uma dissecção completa da axila. No entanto, se três ou mais linfonodos sentinela forem positivos, deve-se submeter a uma dissecção dos linfonodos axilares. Precisa-se levar em consideração todos os outros fatores de risco tumoral e o status de desempenho e comorbidades do paciente.
Linfonodo sentinela com injeção de corante
Centro Médico Sorocaba
Botafogo
Rua Sorocaba, 464 - sala 202
Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093
Segunda, quarta e sexta-feira
Barra da Tijuca
Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253
Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863
Terça e quinta-feira