O câncer de mama pode ocorrer durante uma gestação?
É pouco comum o câncer de mama se manifestar durante a gestação, mas existem casos em que o diagnóstico ocorre neste momento tão importante da vida da mulher. Somente 3% dos casos de câncer de mama foram diagnosticados durante a gravidez ou até um ano após o nascimento da criança. No entanto, a preocupação permanece, pois, esses números vêm aumentando a cada ano. Na contemporaneidade, as mulheres têm adiado cada vez mais o momento da gravidez e a idade média de mulheres que decidem ter seu primeiro filho chega aos 35 anos. Esta pode ser uma das razões pelas quais há o aumento de diagnósticos de câncer de mama durante a gestação, que não está relacionado à gravidez, mas sim à idade – uma vez que o risco da doença aumenta à medida que envelhecem – e a outros fatores de risco.
Certamente, este não é um período fácil para a mulher receber uma notícia como esta, justamente por isso, é preciso enfatizar a importância de realizar o acompanhamento criterioso juntamente como oncologista, ginecologista e obstetra a fim de manter a rotina de exames médicos em dia. Rotina esta que precisa incluir também exames nas mamas durante o período de gestação. Os sintomas para o câncer de mama em mulheres grávidas são os mesmos existentes em pacientes não-grávidas, portanto, ao notar qualquer alteração na mama o mais indicado é procurar um médico e solicitar os exames de mama.
O maior problema para a realização correta do diagnóstico ocorre porque durante a gravidez e o período de aleitamento materno, as mamas sofrem modificações quanto à densidade, tamanho e forma. Essas mudanças, naturais na mulher gestante, dificultam a detecção de tumores. Para esse momento a ultrassonografia mamária é a mais indicada. Em casos selecionados, a mamografia poderá ser realizada, mas um avental de chumbo deve ser utilizado para proteger a barriga da gestante.

Centro Médico Sorocaba
Botafogo
Rua Sorocaba, 464 - sala 202
Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093
Segunda, quarta e sexta-feira
Barra da Tijuca
Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253
Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863
Terça e quinta-feira
