Como é a hormonioterapia adjuvante?
This is placeholder text. To change this content, double-click on the element and click Change Content.
Em mulheres na pré-menopausa portadoras de tumores Luminais, a utilização de Tamoxifeno permanece uma recomendação padrão apesar dos resultados favoráveis com a utilização de IAs e supressão da função ovariana (SFO) com os análogos LHRH. Entretanto, a associação entre Tamoxifeno e SFO permanece incerta. Em um estudo randomizado que incluiu mulheres portadoras de tumores pequenos e com axilas livres, não houve benefício na sobrevida global e na sobrevida livre de doença com o acréscimo da SFO ao Tamoxifeno. Ainda, observou-se maior incidência de eventos adversos e redução na qualidade de vida no grupo de mulheres submetidas à SFO.
Nos últimos anos, entretanto, diversos estudos observaram superioridade dos IAs sobre o Tamoxifeno, na HT adjuvante, na pós-menopausa. Uma metanálise comparando IAs ao Tamoxifeno observou redução relativa de 23% no risco de recidivas com os IAs, com discreto aumento de sobrevida e redução de recorrências. Entretanto, a comparação direta entre monoterapia com IA e esquemas sequenciais não resultou em diferenças na sobrevida global ou na sobrevida livre de doença.
Deve-se ressaltar que o benefício dos IAs sobre o Tamoxifeno, em mulheres na pós--menopausa, foi observado tanto em carcinomas ductais quanto em carcinomas lobulares, embora a magnitude desse benefício seja superior entre as portadoras de neoplasia lobular.
De maneira geral, os inibidores da aromatase são drogas bem toleradas, com menor incidência de sangramento vaginal, câncer de endométrio e eventos tromboembólicos em relação ao tamoxifeno. Entretanto, os IAs podem aumentar o risco de eventos cardiovasculares, de perda da massa óssea e de fraturas patológicas, além de artralgia e sintomas musculo esqueléticos. Portanto, o conhecimento do perfil de segurança e dos eventos adversos relacionados à essas medicações, podem contribuir para a tomada de decisão acerca do protocolo de HT mais adequado, para cada paciente.
Centre médical de Sorocaba
Botafogo
Rua Sorocaba, 464 - salle 202
Tél.21 2537-0138 / 2539-5093
Deuxième quatrième C'est vendredi
Barra de Tijuca
Av. Jorge Curi, 550 - chambres 252/253
Tél.21 3264-4866 / 3264-4863
mardi et jeudi