top of page

Como será o tratamento cirúrgico?

A cirurgia do câncer de mama tem por objetivo a retirada do tumor primário, avaliação do comprometimento axilar, através do estudo do linfonodo sentinela e, eventualmente, dissecção dos linfonodos axilares, quando isso se faz necessário. O objetivo da cirurgia é que as margens de ressecção estejam livres de doença. Dessa forma, a extensão da cirurgia vai depender da região afetada e do tamanho do tumor a ser retirado, e do volume das mamas.  A cirurgia conservadora ou quadrantectomia retira apenas as partes da mama em que há presença de tumor, preservando boa parte dos tecidos saudáveis, e a cirurgia de mastectomia radical modificada, consiste na retirada total do seio.

Quando há indicação para realização de mastectomia, que é a retirada total da mama que possui o câncer, é possível realizar a reconstrução mamária com implantes ou tecidos orgânicos (rotação de retalhos) para preservar a estética da mama à mulher.

Procuramos, preferencialmente, fazer o tratamento com uma única cirurgia, para isto, necessitamos usar os seguintes recursos: estudos por Imagem, biópsia guiada por imagem, técnicas de localização, técnicas intraoperatórias, patologista na sala de cirurgia e técnicas de reconstrução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                              Cirurgia mamária

4.jpg

Quais os cuidados pré-operatórios?

Uma vez definido que a paciente será submetida a cirurgia mamária, faz-se necessário:

- Avaliação clínica pré-operatória (risco cirúrgico)

- Suspender o uso de medicamentos que alterem a coagulação (Aspirina, Triclid, Trental, Clexane, Plavix, Xarelto etc...) 10 dias antes da cirurgia

- Pacientes com prótese cardíaca ou prolapso de válvula mitral, com refluxo, devem fazer profilaxia para endocardite (antibioticoterapia)

- Evite fumar e tomar bebidas alcoólicas nos dias que precedem a cirurgia

- Limpar as mamas, com sabão antibactericida, por 3 dias antes da cirurgia

- Comprar um sutiã de pós-operatório (sem costuras e que prenda, na frente, com colchetes)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                       Sutiã pós-operatório

5.jpg

Quais os cuidados pós-operatórios?

Depois da cirurgia utiliza-se um dreno de aspiração, a vácuo, para evitar retenções de líquidos e favorecer a cicatrização. Consulte também o seu médico a respeito do uso de cremes e óleos para uma cicatrização melhor e mais rápida, e sobre a volta aos exercícios físicos. Pergunte se massagens são bem vindas. Peça a ele para indicar um fisioterapeuta.

O que não se deve fazer, no pós-operatório: forçar movimentos do braço e do antebraço; carregar peso; tomar injeções no braço operado, nem colher sangue para exames ou medir pressão arterial e receber soro desse lado. Deve-se evitar queimaduras, picadas de insetos, arranhões e ferimentos no braço operado e cortar as cutículas das unhas da mão, desse lado. Também não se deve usar relógios ou pulseiras apertados nem se expor excessivamente ao sol. No caso de arranhão ou ferida, o local deve ser bem lavado.

Faça exercícios apropriados para o braço e ombro com regularidade (veja o fisioterapeuta), use barbeador elétrico ou tesoura para remoção dos pelos axilares; use creme hidratante e nutritivo no braço operado; use luvas de borracha na cozinha e na jardinagem e acolchoadas quando manusear o forno. Use dedal quando costurar.

Natação e hidroginástica serão bem vindas.

Contate-nos

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Obrigado por enviar!

Icone-para-baixar-APP android 2.png
Icone-para-baixar-APP apple.png

Centro Médico Sorocaba

Botafogo

Rua Sorocaba, 464 - sala 202

Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093

      Segunda, quarta e sexta-feira

Americas Medical City

Barra da Tijuca

Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253

Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863

      Terça e quinta-feira

logo2.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
bottom of page