top of page

A origem do câncer

 

O corpo humano é composto de trilhões de células. Essas células normais do corpo crescem, se dividem e morrem de forma ordenada. Durante os primeiros anos de vida de uma pessoa, as células se dividem mais rapidamente para permitir que a pessoa cresça. Depois, na fase adulta, a maioria das células se divide apenas para substituir células mortas ou para reparar danos. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado, e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo

Em contrapartida, existem situações nas quais estas células, por razões variadas, sofrem um processo chamado de carcinogênese, e assumem características aberrantes quando comparadas com as células normais. Essas células perdem a capacidade de limitar e controlar o seu próprio crescimento passando, então, a multiplicarem-se muito rapidamente e sem nenhum controle.

A mama é formada por tecido adiposo (gordura), tecido glandular, onde localizam-se os lóbulos e ácinos (onde é produzido o leite), vasos sanguíneos e linfáticos. Os ductos são canais que drenam para o mamilo ou complexo aréolopapilar (CAP). A pele reveste a mama, e se fixa a ela, através dos ligamentos de Cooper.

origem 1.jpg

Lóbulos e Ductos mamários

Como o câncer começa?

O câncer é um grupo de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado das células. O câncer começa quando uma única célula sofre mutação, resultando em um colapso dos controles regulatórios normais, que mantêm a divisão celular sob controle. Essas mutações podem ser herdadas, causadas por erros na replicação do DNA ou resultantes da exposição a produtos químicos nocivos. Um tumor cancerígeno pode se espalhar para outras partes do corpo e, se não for tratado, ser fatal.

As células se tornam cancerosas devido a um dano no seu material genético, o DNA (Ácido Desoxirribonucleico). O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células, formando os genes.

Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte, no momento certo, são denominados genes supressores do tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA, que mutam os oncogenes, ou por desativação dos genes supressores do tumor.

As pessoas podem herdar um DNA anômalo (mutado), mas a maioria dos danos do DNA é causada por erros que ocorrem quando a célula se divide ou por exposição a algum agente carcinogênico. Às vezes, a causa do dano ao DNA pode ser pelo tabagismo, poluição ambiental ou a exposição ao sol. Mas é raro saber exatamente o que causou o câncer de determinada pessoa.

O câncer se inicia quando uma, ou mais células, de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e a invasão de outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.

Carcinogênese ou oncogênese, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e origine um tumor visível. Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos ou carcinógenos são os responsáveis pelo início, promoção e progressão do tumor

origem 2.jpg

Primeira mutação genética até a formação do tumor

Como o câncer se espalha?

A carcinogênese é determinada pela exposição a vários agentes, e depende também da frequência, duração e pela interação entre eles. Devem ser consideradas, no entanto, as características individuais, que facilitam ou dificultam a instalação do dano celular. Esse processo é composto por três estágios:

• Estágio de iniciação: os genes sofrem ação dos agentes cancerígenos indutores, que provocam modificações em alguns de seus genes. Nessa fase, as células se encontram geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.

• Estágio de promoção: as células geneticamente alteradas sofrem o efeito dos agentes classificados como promotores. A célula transforma-se em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra este processo, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores, muitas vezes interrompe o processo. Alguns componentes da alimentação, ambiente e a exposição excessiva e prolongada aos hormônios são exemplos de fatores que promovem a transformação de células iniciadas em malignas.

• Estágio de progressão: se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio, o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.

Metástase é um fenômeno biológico complexo caracterizado pela disseminação de células tumorais a partir do tumor primário para um ou mais sítios teciduais diferentes, através da circulação sanguínea e linfática. Nos tumores epiteliais (tecidos de revestimento) malignos, o potencial metastático tem sido relacionado à “Transição Epitélio-Mesenquimal” (capacidade de invadir outros tecidos). Os locais mais comuns de metástases do câncer de mama são pulmão, fígado, osso e cérebro.

origem 3.jpg

Carcinogênese e formação de metástases

Contate-nos

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Obrigado por enviar!

Icone-para-baixar-APP android 2.png
Icone-para-baixar-APP apple.png

Centro Médico Sorocaba

Botafogo

Rua Sorocaba, 464 - sala 202

Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093

      Segunda, quarta e sexta-feira

Americas Medical City

Barra da Tijuca

Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253

Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863

      Terça e quinta-feira

logo2.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
bottom of page