Como analisar os resultados dos testes genéticos?

Os testes genéticos podem ter vários resultados possíveis: positivo, negativo, variante de significado desconhecido, ou polimorfismo benigno. Estes resultados são descritos abaixo.

Um "resultado de teste positivo" significa que foi encontrada uma alteração genética específica (ou mutação) que está associada com uma síndrome de câncer hereditária. Um resultado positivo pode:

-Confirmar o diagnóstico de uma síndrome de câncer hereditária, indicar um risco aumentado de desenvolver determinados tipos de câncer no futuro, e fornecer informações importantes que podem ajudar outros membros da família a tomar decisões sobre seus próprios cuidados em saúde. Além disso, pessoas que têm um resultado positivo, indicando que eles têm um risco aumentado de desenvolver câncer no futuro, podem ser capazes de tomar medidas para reduzir seu risco ou para diagnosticar o câncer precocemente.

- Pacientes que já foram diagnosticados com câncer, um resultado positivo para uma mutação associada com determinadas síndromes de câncer hereditário pode influenciar nas opções de tratamento. Por exemplo, algumas alterações interferem com a habilidade do corpo em reparar o dano que ocorre no DNA. Se alguém com uma dessas condições recebe uma dose padrão de radiação ou quimioterapia para tratar o câncer, pode apresentar efeitos colaterais mais severos, potencialmente fatais. Conhecer a alteração genética, antes do início do tratamento, permite que os médicos modifiquem o tratamento diminuindo assim a severidade dos efeitos colaterais. A opção cirúrgica também poderá sofrer alteração com a indicação de cirurgias profiláticas ou redutoras de risco.

Um "resultado de teste negativo" significa que não foi encontrada nenhuma alteração específica para a qual o teste foi desenhado. Este resultado é mais útil quando se trabalha com uma família em que existe uma alteração genética específica que causa a doença. Nesse caso, um resultado negativo mostra que o membro da família testado não herdou a mutação que está presente em sua família e que essa pessoa, portanto, não tem a síndrome de câncer familiar, logo não tem um risco genético aumentado de desenvolver câncer ou não é portador de uma mutação que aumenta o risco de neoplasia

Se os testes genéticos mostram uma mudança que não foi anteriormente associada com câncer em outras pessoas, o resultado do teste pode relatar "variante de significado desconhecido". Este resultado pode ser interpretado como ambíguo (incerto), o que significa que a informação não ajuda na tomada de decisões para os cuidados em saúde. Se o teste revela uma mutação genética comum na população geral entre as pessoas sem câncer, a mutação é denominada polimorfismo. Todos têm comumente variações genéticas (polimorfismos) que não estão associadas com qualquer risco aumentado para o desenvolvimento de doença.

Quais as estratégias para redução de risco de câncer de mama?

As estratégias para redução do risco de câncer de mama têm sido cada vez mais estudadas, principalmente para o grupo de mulheres consideradas de alto risco.

Os principais fatores de risco são: Fatores genéticos e familiares, história reprodutiva, estilo de vida, mamas densas, irradiação prévia da parede torácica antes do 30 anos e/ou biópsia mamárias com diagnóstico de hiperplasia atípica ou neoplasia lobular.

As principais estratégias são o rastreamento, mudanças de estilo de vida, quimioprevenção e cirurgia redutora de risco.

Quais são as mudanças de estilo de vida?

A realização de exercícios físicos e a mudança na dieta, são os fatores mais explorados nos estudos. Nas grandes metrópoles, tem se observado maior sedentarismo e alimentação inadequada.

A prática de exercícios diária, uma alimentação de baixa caloria, rica em verduras, frutas e vegetais, não fumar, não ingerir bebida alcoólica em excesso, manter-se dentro do peso ideal para sua idade, dormir bem, relaxamento e meditação são medidas simples que podem fazer toda a diferença.

origem 5.jpg
Contate-nos

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Obrigado por enviar!

Icone-para-baixar-APP android 2.png
Icone-para-baixar-APP apple.png

Centro Médico Sorocaba

Botafogo

Rua Sorocaba, 464 - sala 202

Tel. 21 2537-0138 / 2539-5093

      Segunda, quarta e sexta-feira

Americas Medical City

Barra da Tijuca

Av. Jorge Curi, 550 - salas 252/253

Tel. 21 3264-4866 / 3264-4863

      Terça e quinta-feira

logo2.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn